segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Movimento Via Alternativa Socialista na luta dos estudantes pelo transporte barato e de qualidade





A última manifestação do movimento estudantil contra o aumento das passagens foi bastante proveitosa, os estudantes mais uma vez seguiram em passeata pelas ruas do Recife cobrando do governo soluções para o transporte público do RMR, desta vez, os estudantes em conjunto com as forças e entidades foram até o Palácio do Campo das Princesas (sede do governo) e entregaram uma carta com algumas das reivindicações do movimento estudantil e do povo, infelizmente não fomos recebidos pelo governador que mandou um assessor especial nos receber mas, a carta foi entregue com a promessa de ser repassada ao governador Eduardo Campos. Com mais esta ação o movimento estudantil espera ter cumprido sua principal função, a de levantar o debate a cerca deste abusivo aumento, e chamar mais uma vez a atenção da sociedade; a reação do povo que estava na Conde da Boa Vista na tarde do dia 18/02 foi de boa recepção ao nosso ato, várias manifestações de apoio viam dos ônibus engarrafados, dos prédios, das paradas e da lojas do centro onde observavam trabalhadores que naquele momento viam a avenida sair da rotina, o que mostra que o povo está conosco e não com a ganância dos empresários que só querem lucrar com o sistema de transporte público e que não vem fazendo, apesar dos sucessivos aumentos nenhum tipo de investimento na qualidade dos transportes.
Queríamos aqui também ressaltar a coragem da nossa organização e militância em mobilizar de fato os estudantes e levantar a real necessidade do debate público, de fazer nossa luta sem nenhum tipo de acordo ou medo, cumprindo assim o papel do movimento social de cobrar do governo respostas claras as lutas e reivindicações da nossa classe, queria também parabenizar os companheiros dos grêmios livres do CMPA ( Colégio Municipal Pedro Augusto ), da Escola Estadual Oliveira Lima e Barbosa Lima grêmios que estão na luta com o Movimento Via Alternativa Socialista no movimento estudantil.

Bem, como ninguém é de ferro e estamos em pleno CARNAVAL, um ótima festa popular a todos(as) e lembrem-se antes de cair na folia não esquecer dos cuidados básicos de REDUÇÃO DE DANOS e uso da CAMISINHA no mais, ótimos beijos e abraços!!!!

3 comentários:

  1. Nem no carnaval...
    O Expresso Folia uma iniciativa da antiga EMTU, agora Grande Recife Consócio de Transportes, vêm desde o carna de 2001 oferecendo este serviço nos dias de momo. Massa!
    Pois bem esses ônibus levam os foliões onde nenhuma outra linha leva, detalhe: você só se pega esses ônibus dos shopings.Isso traz lucro com o estacionamento (que ficaria inutilizado) e restringe o acesso à população da própria cidade pois não há "expressos" partindo de nenhum bairro periférico, é claro lá também não há turistas ...

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Temos SIM que lutar por nossos direitos, Mas não podemos nos esquecer que não é apenas com palavras que vencemos uma guerra, e sim com ações, diálogos, requerer que o que é nosso de direito, Seja Feito.

    Alguns Dados do Carnaval 2009.

    461 ônibus depredados no Carnaval

    Prejuízo R$ 63 mil
    Com o término do Carnaval, os recifenses guardarão, durante um bom tempo, as boas lembranças dos cinco dias de festa. No entanto, outras marcas desse período também ficarão estas, causando vários transtornos a foliões e não foliões. Este ano, um total de 461 ônibus foram depredados em atos de vandalismo na Região Metropolitana do Recife. Um aumento de 63% em relação ao Carnaval de 2008. O prejuízo foi de R$ 63 mil.

    "A maior prejudicada é a própria população, pois cai a prestação de serviço. Vários ônibus param de circular e quem sofre são as pessoas que dependem dos coletivos", afirmou o diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Manoel Marinho. Segundo ele, este custo será repassado no próximo cálculo das tarifas. “Significa que, da próxima vez que houver aumento nas passagens, o dinheiro gasto com o conserto dos coletivos, devido às depredações, será computado.” reclamou a estudante Ana Carolina, 21.
    Mesmo seriamente danificados, alguns coletivos ainda estão circulando pela RMR sem oferecer segurança necessária aos passageiros. Em relação a isto, a diretoria do Grande Recife afirmou que se estes veículos forem flagrados circulando, a empresa será sujeita a autuação de multa, mas o valor ainda não foi estipulado
    As linhas mais prejudicadas foram as que atendem ao bairro do Ibura, no Recife, e à cidade de Olinda.
    Fonte: Folha de Pernambuco Sexta-Feira 27 de fevereiro de 2009.

    O que nos compete fazer, como Movimento Estudantil e Popular?!
    CONSCIENTIZAÇÃO!

    É Evidente que não são apenas estudantes que depredam Ônibus mas todos que praticaram esses atos, de autônomos a pequeno-empresários, prejudicam o sistema de transportes (Que já encontra-se em péssimo estado), e os maiores afetados com esse ato, somos nós, Estudante e TRABALHADORES.
    Queremos Transporte Público de Qualidade e se o transporte é público,coletivo, tem que ser BARATO!

    Samuel Sena
    11:32 PM - 27 de fevereiro de 2009

    ResponderExcluir
  3. olha o M.V.A.S ven fazando a mais de um ano, vem neste trabalho de defender os estudantes, trabalhadores e desempregados que com este aumento abusivo, ficam fora dos padrões de usuários do tranporte "público" temoss que dar uma basta nessa vergonha que esse governo meia boca vem fazendo! estamos solidários a luta estudantil!!

    ResponderExcluir